Clique aqui e encontre um Template com a sua cara - Templates for Blogger»

segunda-feira, 26 de janeiro de 2009

HISTÓRIA

FONTE WIKIPEDIA

No dia 26 de janeiro de 1930 foi assinada a ata de fundação do São Paulo da Floresta, nascido da união entre a Associação Atlética das Palmeiras e o Club Athlético Paulistano. Conservando as tradições do passado, o uniforme do novo clube estamparia as faixas vermelhas e pretas em homenagem aos dois clubes fundadores.
Como conquistas, o Tricolor Paulista venceu o Campeonato Paulista de 1931 em seu segundo ano de vida, e conseguiu sagrar-se vice em 1930, 1932, 1933 e 1934. Foi também vice-campeão do Torneio Rio-São Paulo de 1933. Portanto, o Tricolor Paulista, clube recém fundado, estava no topo do futebol local, um fato extraordinário mas nem tanto se levadas em considerações suas origens vencedoras.
Porém o São Paulo da Floresta viu-se obrigado a fechar suas portas devido ao erro grave de comprar uma suntuosa sede na Rua Conselheiro Crispiniano, um pequeno palácio conhecido como "Trocadero", ao custo de 190 contos de réis, dívida esta que não foi saldada. A solução encontrada foi, então, fundir-se ao Clube de Regatas Tietê ao dia 14 de maio de 1935 e se desfiliar da APEA.
Após a fusão com o C.R. Tietê, alguns antigos sócios do Tricolor Paulista, inconformados com a fusão, decidiram refundar o clube, surgindo assim no dia 4 de junho de 1935 o Clube Atlético São Paulo. E no dia 16 de dezembro de 1935 resurgiria o São Paulo Futebol Clube que, depois de tantos empecilhos e ressurreições, ganhou o apelido de "Clube da Fé" do jornalista Thomaz Mazzoni.

"O mais querido"
O São Paulo Futebol Clube recebeu o título de O mais querido durante o período da ditadura Vargas, no qual eram proibidas as ostentações das bandeiras estaduais. Na ocasião da inauguração do Estádio do Pacaembu em 27 de abril de 1940, o Tricolor Paulista entrou ostentando o nome e as cores do time que, não por acaso, são as mesmas do estado de São Paulo. O estádio inteiro e os locutores de todas as rádios, revoltados com a censura, driblaram-na aplaudindo de pé o time que carrega até hoje as cores vermelho, preto e branco.

Símbolos
O Tricolor Paulista teve, ao longo de sua história, o mesmo nome, as mesmas cores, o mesmo escudo, o mesmo uniforme e a mesma bandeira.
Os fundadores do São Paulo Futebol Clube queriam um nome, cores e formas que representassem suas vontades como esportistas. Para isso, foram retirados o vermelho do C.A. Paulistano, o preto da A.A. das Palmeiras e o branco de ambos, simbolizando a união dos times em um outro, maior. Assim nasciam as três cores do clube.
Já o escudo e os uniformes do São Paulo Futebol Clube foram desenhados por um alemão, de nome Walter Ostrich, que era simpatizante do novo clube em formação, com a ajuda de Firmiano de Moraes Pinto.

Escudo
De acordo com o estatuto do clube, o símbolo do Tricolor Paulista é formado por um triângulo isóceles branco, invertido, com base maior elevada por um retângulo com altura igual à metade da lateral do referido triângulo. Dentro dessa parte alongada encontra-se outro retângulo, de cor preta, com as iniciais SPFC em branco. No interior do triângulo uma faixa branca de largura igual a um quarto da lateral menor com dois triângulos escalenos, um vermelho à esquerda e outro preto, à direita.
As estrelas foram introduzidas posteriormente e também tem um significado especial. As duas douradas, introduzidas no escudo em 1955 e, posteriormente, no uniforme em 1997, representam os recordes mundiais e olímpicos conquistados por Adhemar Ferreira da Silva nas Olimpíadas de 1952 em Helsinque e nos Jogos Pan-americanos de 1955 no México.
Já as três estrelas vermelhas, ao centro, introduzidas em 2000, representam o tricampeonato Mundial conquistado no Japão, nos anos de 1992, 1993 e 2005.
Pelo estatuto não são permitidas inclusões de títulos considerados de menor importância. Campeonatos continentais, nacionais, estaduais ou torneios de verão jamais poderão ser representados por estrelas.

Uniformes
De acordo com o estatuto do São Paulo Futebol Clube, os uniformes tem que ser produzidos de acordo com as normas pré-estabelecidas. São permitidas apenas a aplicação de patches nas mangas enquanto o clube detiver o título de determinado campeonato ou por algum outro motivo especial.

Uniforme Titular
O uniforme titular é composto de camisa branca com três faixas horizontais à altura do peito sendo a primeira vermelha seguidas pela branca e pela preta. As faixas vermelha e preta devem ter cinco centímetros de largura e a branca deve ter largura igual a 2,5 centímetros. O escudo cobre inteiramente as faixas. Esse uniforme é a mistura perfeita dos clubes que deram origem ao Tricolor do Morumbi, o C.A. Paulistano e a A.A. das Palmeiras uma vez que o primeiro possuía uma faixa vermelha e o segundo uma preta no uniforme. O calção e as meias são igualmente brancas.

Uniforme Reserva
Já o uniforme reserva é composto alternadamente por faixas vermelhas, brancas, pretas e novamente brancas, todas vericais. Na altura do coração encontra-se o escudo do clube. As faixas vermelhas e pretas possuem 4,5 centímetros de largura e as brancas tem largura de 1,5 centímetros. O calção e as meias são pretas.
O uniforme padrão do Tricolor do Morumbi possui diversos tipos de combinações, sempre mesclando partes do uniforme principal com partes do uniforme reserva. Dessa maneira cumpre-se a rigorosa norma da FIFA (de meados dos anos 90) de diferenciação de todas as partes das vestimentas dos times em uma partida.

Mascote
Representação do Santo Paulo, a mascote do clube.Até hoje o São Paulo Futebol Clube teve apenas uma mascote, que ficou marcada em sua história. Criada na década de 40 por um cartunista do jornal A Gazeta Esportiva, a imagem do santo agradou a todos os são-paulinos permanecendo até hoje como mascote oficial do clube e, apesar do verdadeiro São Paulo ter morrido jovem, é representada por um velhinho de barba branca. É chamada de "Santo" Paulo para não confundir com o nome do clube.

Hino
O hino do São Paulo Futebol Clube (composto por Porfírio da Paz em 1935 e oficializado em 1942) passou por diversas alterações até chegar à atual estrutura.
A criação do hino foi um tanto quanto atípica e comovente. Porfírio da Paz em 1936, à época tenente da Força Pública e farmacêutico, acabara de ser informado que perderia sua casa por falta de pagamento e por conta do nervosismo, cantarolava uma canção entoando o nome do clube do qual era apaixonado. Mais tarde e mais calmo, pôs no papel a letra que viria a ser o hino do São Paulo Futebol Clube.
-"Quase tudo que recebia ia para o clube. Quando fui avisado da perda da casa, fiquei desolado. Andava de um lado para o outro, sem saber o que fazer. Mas o amor pelo São Paulo foi maior e, ao invés de desisitir, comecei a cantarolar: 'Salve o tricolor paulista' e compus o hino do clube. Foi cantando o hino que eu e minha família deixamos nossa casa."
(Porfírio da Paz)
No lançamento do hino em 1942 e contando com diversos segmentos esportivos, Porfírio apresentou o então hino do clube. Mas uma das estrofes em particular, a sétima, causou certas interpretações errôneas. Ela continha a rima "Do Palmeiras também trazes" em referência à A.A. das Palmeiras, clube este que se fundiu ao Paulistano para formar o Tricolor Paulista. Porém o Palestra Itália havia alterado seu nome para Palmeiras o que fez gerar toda uma confusão.
Porfírio então substituiu a palavra "Palmeiras" pela palavra "Floresta", região onde localizava-se o Tricolor Paulista e muitos outros clubes da época ficando, pois, "Da Floresta também trazes". Por não haver uma ligação estreita com o clube, Porfírio viu-se obrigado a remodelar totalmete a estrofe. Deixando a sétima estrofe do hino da maneira como a conhecemos hoje. O estribilho também fora mudado acrescentando-se o advérbio "já".
Depois de mudado quase que por completo, no dia 29 de abril de 1966, Porfírio pediu licença em uma reunião no Egrégio Conselho Deliberativo para que pudesse cantar o hino definitivo do clube. Aproveitou a ocasião para também doar todos os direitos autorais ao Tricolor do Morumbi.
Torcida
Segundo pesquisa realizada pelo instituto Datafolha, em 19 de dezembro de 2007, o clube possui a terceira maior torcida do país, atrás somente de Flamengo e Corinthians. No estado e na cidade de São Paulo, o clube conta com a segunda maior torcida.
Além disso, ainda pelo instituto Datafolha em pesquisa realizada em 31 de julho de 2008, na faixa de quatro a doze anos de idade, o São Paulo Futebol Clube encontra-se na segunda posição, atrás apenas do Flamengo. Já no âmbito mundial, a torcida do Tricolor Paulista é a sétima maior, ficando na frente de clubes mundialmente consagrados como Milan, River Plate, Real Madrid, Barcelona e Internazionale.
Em pesquisa da revista Placar, o São paulo aparece em terceiro lugar no que tange ao número de sócios-torcedores, ficando atrás, respectivamente, de Internacional e Grêmio com um número total de 32.000 sócios-torcedores.

Torcida organizada
O São Paulo foi pioneiro no que diz respeito às torcidas organizadas. Em 1939 na Mooca surgia a TUSP, Torcida Uniformizada do São Paulo, que foi a primeira torcida organizada do Brasil ainda com o nome de Grêmio São-Paulino. Hoje o clube tem como principais torcidas organizadas a Torcida Independente e a Torcida Dragões da Real e é um dos poucos clubes a ter duas torcidas organizadas ditas grandes.

Rivalidades históricas
O São Paulo tem como principais rivais Santos, Palmeiras e Corinthians, sendo que os dois últimos formam, juntamente com o Tricolor Paulista, o chamado Trio de Ferro. Os quatro clubes dividem a preferência dos torcedores devido aos vários títulos conquistados.
Os nomes dos clássicos citados a seguir foram criados por Thomaz Mazzoni jornalista do jornal A Gazeta Esportiva nas décadas de 40 e 50.
O classico entre São Paulo e Santos, o San-São, é conhecido pelas vitórias imprevisíveis para ambos os lados. Nesse clássico, o terceiro que mais ocorreu contra o São Paulo, o que chama a atenção é o desequilíbrio no número de vitórias para o Tricolor do Morumbi (mais de 30 vitórias de diferença para o clube da capital).
O Choque Rei, clássico entre São Paulo e Palmeiras, é um dos que possui mais rivalidade no futebol mundial, segundo o FootballDerbies.com, ocupando o 20º lugar e o segundo maior do Brasil. Rivalidade esta, alimentada na década de 40 onde o São Paulo representava o espírito dos paulistas contra a ditadura brasileira e que foi acusado pelo Palmeiras de ter sido o responsável pela pressão sofrida para a troca de nome de Palestra Itália para Palmeiras.
Majestoso foi o nome dado para o clássico envolvendo São Paulo e Corinthians na ocasião do jogo válido pelo Campeonato Paulista de 1942 quando, para verem a estréia de Leônidas da Silva pelo São Paulo, 70.281 pessoas compareceram ao Estádio do Pacaembu, sendo que é o time que mais vezes enfrentou o Tricolor do Morumbi. É considerado como um dos maiores clássicos do mundo, e consequentemente do Brasil com a segunda posição, segundo a Revista World Soccer figurando na 18ª posição geral.

Estrutura

Estádio do Morumbi
Com capacidade para 73.501 pessoas (o maior estádio particular do Brasil), o Estádio Cícero Pompeu de Toledo, também conhecido como Estádio do Morumbi, foi inaugurado em 2 de outubro de 1960 com o estádio ainda inacabado e sua primeira partida foi entre São Paulo Futebol Clube e Sporting Lisboa de Portugal, sendo a partida vencida pelos donos da casa pelo placar de 1 a 0. O gol dessa partida foi marcada pelo jogador Peixinho. Em um cruzamento, ele mergulhou para cabecear a bola próximo do chão. Desde então essa jogada ficou conhecida no Brasil como "gol de peixinho".
A inauguração total se deu em 25 de janeiro de 1970 em uma partida entre o Tricolor Paulista e o Porto, também de Portugal, que terminou empatada em 1 a 1 com gols de Vieira Nunes para o Porto e Miruca para o São Paulo.

Complexo Social
A inauguração parcial do Estádio do Morumbi foi primordial para o lançamento do Complexo Social do clube. Antes quase ninguém acreditava no projeto, visto como ambicioso. Após, passou-se a acreditar que projetos maiores poderiam ser feitos.
A iniciação da venda dos "Títulos Sociais" foi um sucesso, com vendas estimadas em 7.500 unidades ao preço de cem mil Cruzeiros tendo os proprietários de cadeiras cativas 25% de desconto e os associados, 20%. Com a arrecadação foram iniciadas as obras, com custo aproximado de cem milhões de Cruzeiros, da sede da praça de esportes (provisória), três piscinas, cinco conjuntos de quadras de tênis, uma quadra de voleibol e futebol de salão, uma de basquete, dois paredões duplos para aprendizagem de tênis, playground, campo de futebol, canchas de boccha, além da iluminação do estádio.
Hoje, o complexo social do clube possui uma área total de 85.000 metros quadrados e é considerdo uma das mais imponentes sedes sociais do Brasil. Possui um dos maiores espelhos d'água do país e um tobogã aquático de 40 metros. Possui também uma estrutura impressionável: duas piscinas aquecidas, lanchonetes, restaurante, salão de festas, cabeleireiro, cinco ginásios poliesportivos, sete quadras externas, três campos de futebol para uso dos associados (um gramado e dois sintéticos), duas quadras de paddle, oito quadras de tênis, uma quadra de vôlei de areia, berçário, salas de ginástica e musculação, playground, vestiários masculino e feminino, sauna e área com churrasqueiras.
A Diretoria Social Cultural organiza periodicamente eventos, cursos e palestras. Há ainda a biblioteca com um acervo diverso e com 5.500 títulos estimados. No espaço cultural são disponibilizados na hemeroteca os principais jornais e revistas. A gibiteca da sede social oferece muita variedade e qualidade no seu acervo. O funcionamento do Complexo Social inicia-se às 9:00 horas, de terça-feira a sexta-feira fica aberto até as 21:00, aos sábados até as 18:00 e aos domingos e feriados até as 17:00 horas.

Morumbi Concept Hall
O clube conta atualmente com uma área chamada Morumbi Concept Hall que foi concebida para aumentar a circulação de pessoas, fortalecer a marca do time e aumentar a receita em dias em que não há jogos no estádio, aumentando, assim, as opções de entretenimento, negócios e lazer para os paulistanos e turistas. a entrada pode ser feita pelo portão dois do estádio.

Memorial
O Memorial Luiz Cássio dos Santos Werneck foi inaugurado em 1994 após dez meses de planejamento por José Eduardo Mesquita Pimenta e tem esse nome em homenagem ao advogado, conselheiro, diretor e presidente de conselho do clube (a última vez eleito Presidente do Conselho Deliberativo em 2002). Luiz Cássio dos Santos Werneck foi fiel escudeiro de Cícero Pompeu de Toledo durante toda a construção do Estádio do Morumbi. Ele foi um dos responsáveis por obter recursos, por exemplo, com a Companhia Antarctica Paulista, cujo capital alavancou as obras do estádio.
O memorial foi construído com o intuito de organizar as glórias do clube. À época não havia um cuidado muito grande com a história de um clube, e o Tricolor Paulista foi o precursor. Com entrada gratuita, o horário de funcionamento é das 9:00 horas às 16:30 nos dias úteis e das 12:00 às 16:30 nos finais de semana ou feriados, não abrindo em dias de jogo no estádio.
Ele foi montado de modo que além de mostrar as conquistas nos gramados, também pudesse exibir conquistas fora deles. Além disso se preocupa em mostrar pontos importantes da história não só para o clube, mas para todo o esporte. Encontram-se no memorial, por exemplo, os troféus já conquistados na história do clube, objetos pessoais de Éder Jofre, Leônidas da Silva e Adhemar Ferreira da Silva, retratos de jogadores e ídolos, a história do Estádio do Morumbi e as conquistas de todas as modalidades já praticadas no clube.
Infelizmente, hoje o memorial encontra-se defasado em relação ao de seus rivais, considerada por alguns como "apenas" uma sala de troféus melhorada. Os troféus não estão exibidos em ordem cronológica ou de importância, sendo difícil encontrar alguns deles, também faltam recursos audiovisuais e interativos.

Rbk Concept Store
Inaugurada no dia 28 de agosto de 2007, a Rbk Concept Store foi o primeiro passo no conceito do Morumbi Concept Hall.
A megaloja da Reebok e do São Paulo possui 700 metros quadrados e conta com uma sofisticada estrutura que conta, entre outras coisas, com um camarote VIP para 101 poltronas e vidros especiais para que os clientes não percam qualquer detalhe do gramado.
Com horário de funcionamento de segunda-feira a sábado, das 9:00 horas às 18:00 e nos domingos e feriados, das 10:00 às 16:00 horas. Nos dias em que houver jogos, a loja será fechada duas horas antes do início da partida.

Santo Paulo Bar
O Santo Paulo Bar, inaugurado dia 11 de agosto de 2008 é o primeiro bar temático dentro de um estádio brasileiro. Tem capacidade para 350 pessoas em uma área de 900 metros quadrados que, ao privilegiar a visão do campo, funciona como camarote em dias de jogos ou eventos e abre normalmente no restante dos dias. Seu funcionamento é de quarta-feira a domingo, das 12:00 horas até o último cliente.
O investimento inicial do clube foi em torno de dois milhões de reais que foi utilizado para integrar o conceito à tecnologia. Conta com dezoito telas de plasma (inclusive nos banheiros) 100% Full HD e consoles de videogame. Possui ainda um estúdio que permite a gravação de programas e entrevistas ao vivo.
Suas mesas são em forma de futebol de botão servidos pelos garçons trajando uniformes inspirados em jogadores, técnicos e bandeirinhas. Já o balcão reproduz a área do gol em formato real.
O cardápio conta com aperitivos, sanduíches, massas e sobremesas, com destaque para uma reeleitura do tradicional sanduíche de pernil dos estádios.

Livraria Nobel
Foi inaugurada no dia 21 de janeiro de 2009 a Livraria Nobel, e terá como base o tema esporte, porém venderá todos os tipos de livros e também CD's e DVD's. No mesmo espaço da livraria encontra-se o Café Donuts que proporciona um espaço agradável de leitura e lazer.
A loja possui cerca de 225 metros quadrados de área e tem capacidade para 200 pessoas, sendo 135 sentadas. Além disso conta com uma visão privilegiada do estádio em um deck com aproximadamente 57 metros quadrados a menos de 80 metros do gol. Para sua coleção de livros, possui mais de 2.200 opções entre livros nacionais e importados. Conta também com uma linha de souvenirs do clube para adultos e crianças.
A loja funciona das 9:00 horas às 21:00 durante toda a semana e tem acesso livre, exceto em dias de jogos, onde será limitada a entrada aos expectadores dos camarotes.

Centro de Treinamento
Inaugurado em 9 de abril 1988, o Centro de Treinamento Frederico Antonio Germano Menzen, mais conhecido como CCT da Barra Funda surgiu como uma necessidade de acomodar melhor os atletas da categoria principal do São Paulo, uma vez que o Estádio do Morumbi com a modernização do esporte e apesar de confortável, não oferecia tudo o que o time necessitava.
Localizado na Avenida Marquês de São Vicente, no bairro da Barra Funda, zona oeste da capital paulista, o Centro de Treinamento tem esse nome em homenagem ao sócio número um do clube e presidente, o ilustre Frederico Antonio Germano Menzen.
Com uma infra-estrutura de primeiro mundo, as instalações contam com três campos oficiais, um minicampo, um campo para treinamento de goleiros, arquibancada para 4.000 pesooas, dois vestiários para jogadores, dois vestiários para árbitros, alojamentos, cozinha, refeitório, dezesseis dormitórios, sala de jogos, sala de audiovisual, área administrativa, área exclusiva para atendimento à imprensa, departamento médico e o REFFIS. Tudo isso foi planejado e construído para que seus atletas busquem sempre vitórias.

REFFIS
Juntamente ao Centro de Treinamento, localiza-se o REFFIS, o núcleo de Reabilitação Esportiva, Fisioterápica e Fisiológica para tratar os funcionários e atletas do clube ou de outras agremiações. Considerado a mais moderna instalação do tipo pertencente a um clube na América do Sul, o REFFIS é referência no Brasil, América do Sul e até na Europa. Criado em 2004 foi criado com o intuito de avaliar, preparar, tratar e prevenir lesões de atletas vindos de diversos lugares do mundo. A estrutura é elogiada pelos médicos do Real Madrid e Internazionale e pelos os dirigentes do Barcelona que já chegaram a pedir que o clube cuidasse de seus jogadores brasileiros.
Os aparelhos do núcleo, conseguidos através de parceria, possuem tecnologia de última geração e estima-se um gasto inicial em torno de dois milhões de reais em sua contrução e desenvolvimento.
Com profissionais renomados na gestão do centro como os fisioterapeutas Luis Alberto Rosan e Ricardo Sasaki, e pelo fisiologista Turíbio Leite de Barros, conta ainda com Carlinhos Neves e Sérgio Rocha, preparadores físicos e, claro, com as presenças constantes dos médicos José Sanches e Marco Aurélio Cunha.

Centro de Formação de Atletas
O Centro de Formação de Atletas Presidente Laudo Natel, também conhecido como CT de Cotia ou ainda simplesmente como CFA localiza-se na região de Cotia, região metropolitana de São Paulo a trinta minutos do Estádio do Morumbi.
Foi criado em 29 de setembro de 1997 e inaugurado definitivamente em agosto de 2005 para oferecer uma infra-estrutura de primeiro mundo para a formação das categorias de base do clube que incluem o infantil, juvenil e júnior (sub-15, sub-17 e sub-20). Para isso conta com uma área total de 220 mil metros quadrados e é rodeado de sítios e chácaras para manter a tranquilidade e a concentração dos jovens que lá estão.
Para suprir a necessidade de quase cem atletas, o CFA conta com cinco campos oficiais, dois campos society (todos com drenagem e irrigação computadorizadas), quatro alojamentos para até 95 jovens, refeitório com cozinha industrial, sede administrativa, sala de monitoramento, piscina, oficina de manutenção, quiosques, quatro vestiários, consultório médico e odontológico e a segunda unidade do REFFIS. Anda estão em construção uma arquibancada, estacionamento, ginásio coberto, quadras poliesportivas, um hotel para jogadores vindo do exterior e mais cinco campos de futebol.

Centro de Treinamento de Guarapiranga
Inaugurado em 13 de dezembro de 1997 o Centro de Treinamento Homero Bellintani, conhecido como CT de Guarapiranga veio da fusão do São Paulo com o clube Estrela da Saúde.
Localizado no bairro do Guarapiranga, conta com três campos de futebol, uma piscina semi-olímpica, alojamento, cozinha e refeitório espalhados em cem mil metros quadrados inicalmente utilizados para atender os atletas das categorias de base e do futebol feminino. Atualmente é utilizado como área social e também para testes de novos talentos.

Projetos de marketing

Sócio-Torcedor
O programa Sócio-Torcedor visa trazer a torcida do Mais Querido mais próxima ao clube e para isso conta com um programa de fidelização.
Ao associar-se, o torcedor ajuda o clube que, em troca, oferece vantagens como cotas de ingressos mais baratas, uma camisa oficial e uma do programa e um certificado de sócio-torcedor. Além de descontos em diversos parceiros do clube e promoções que incluem desde camisas autografadas até visitas ao Morumbi.
O programa Sócio-Torcedor recebeu em 2008 o 9º Prêmio Consumidor Moderno de Excelência em Serviços ao Cliente pelos serviços prestados aos associados do programa. Tal prêmio coroa uma trajetória de sucesso que levou o São Paulo a ter a terceira maior quantidade de sócios-torcedores do Brasil.

Passaporte Tricolor
Seguindo a tendência dos clubes europeus, o São Paulo lançou no dia 23 de dezembro de 2008 em parceria com a Visa e a Outplan o Passaporte Tricolor, onde o torcedor do clube tem a chance de adquirir um passaporte válido para todos os jogos do Morumbi durante o ano.
Entre os benefícios estão assentos numerados e fixos, nome do comprador na cadeira, garantia do lugar por todos os jogos e uma camisa oficial do clube.
Os setores inclusos no início são as cadeiras especiais e arquibancadas especiais, ambas no anel superior e a entrada é liberada com o próprio cartão de crédito utilizado na compra.

Batismo Tricolor
Criado no dia 26 de agosto de 2006 para aumentar os laços entre os torcedores e o clube, o São Paulo possui o Batismo Tricolor, que apesar do nome, não possui vínculo com qualquer religião e pode ser feito por qualquer pessoa de qualquer idade.
Com duração de 30 minutos, a pessoa batizada tem direito, além da "cerimônia", a uma foto, uma camisa do projeto e um "certificado de são-paulinidade".

Embaixada São-paulina
Inaugurada no Rio de Janeiro no dia 3 de agosto de 2008, a primeira Embaixada São-Paulina é o início de um projeto para fortalecer o vínculo das torcidas presentes pelo Brasil afora.
As embaixadas do São Paulo pelo país terão metas e atribuições no clube tais como ampliação de programas já executados pelo clube e ampliação da venda de produtos licenciados. A segunda embaixada criada foi em Brasília, poucos dias antes da partida final do Campeonato Brasileiro de 2008 contra o Goiás.

SAO Store
Com o objetivo de oferecer aos torcedores produtos diferenciados e de altíssima qualidade, o São Paulo criou a SAO Store, uma rede de lojas da grife do clube.
O nome SAO vem da identificação da cidade em aeroportos do Brasil e do mundo facilitando a assimilação com o clube inclusive para os turistas que podem contar, por enquanto, com três lojas na capital pulista.

São Paulo itinerante
Em parceria com a loja de artigos esportivos Roxos e Doentes, O São Paulo criou o São Paulo Itinerante, uma loja móvel que acompanha o clube em partidas no estado realizadas fora da capital.
O clube quer, com isso, facilitar a aquisição de produtos do clube para pessoas que não possuem acesso aos itens oficiais. Para isso são disponibilizados milhares de itens além da distribuição de bandeiras e brindes e da presença do Santo Paulo, o mascote do clube.

Revista oficial do São Paulo F.C.
A Revista oficial do São Paulo F.C. conta com curiosidades, entrevistas e matérias sobre o clube e é editada pela Editora Panini com edições mensais.

São Paulo Sport's
O programa São Paulo Sport's, que passa todos os domingos as 12 horas pela Rádio Trianon, é uma oportunidade dos torcedores do São Paulo interagirem com a direção do clube.
Para isso, conta com uma equipe formada pelos jornalistas esportivos Eduardo Luís, o Ligeirinho, e pelo José Diniz Neto, para falar exclusivamente de assuntos relativos ao clube.

Morumbi Tour
Com o Morumbi abrigando a abertura da Copa do Mundo de 2014, o São Paulo firmou uma parceria com a São Paulo Covention & Visitors Bureau para colocar o estádio na rota do turismo em São paulo e ampliar o prjeto que já recebe em torno de 350 pessoas por dia.
Para isso, haverá divulgação em feiras e eventos promovidos pela entidade com o objetivo de mostrar aos visitantes da capital paulista um pouco mais sobre o Tricolor do Morumbi.[35]

Marketing Champion
Visando formar profissionais capacitados a atuar na área de Marketing do Esporte, o São Paulo fez uma parceria em 2005 com a ESPM e criou o curso de pós-Graduação em Administração e Marketing do Esporte - Marketing Champion. Com isso o Tricolor do Morumbi ajuda a abastecer o mercado com profissionais preparados e especializados na indústria do Esporte e do Futebol.
Pela parceria, os alunos poderão visitar o ambiente do clube e vivenciar a profissão daqueles que trabalham diariamente com o setor além de receberem palestras dos profissionais do clube.
Vivência prática por meio de visitas técnicas e palestras de profissionais que atuam diariamente no setor.

Projetos sociais

São Paulo Social
O São Paulo Social faz visitas periódicas a instituições carentes além de fazer doações para diversas campanhas e ajudar a divulgar ações sociais. As doações são feitas juntamente com os parceiros do clube, visando melhorar a vida das pessoas e das comunidades que são visitadas.
Juntamente com as doações, o mascote do clube e jogadores, da base ou profissionais, visitam as instituições. Também são doadas camisas autografadas pelos jogadores do clube para que sejam leiloadas e que, com isso, consigam mais dinheiro para continuar seus projetos.

Torcedor do Futuro
A ação batizada como Torcedor do Futuro tem como objetivo trazer cidadania e respeito às crianças entre oito e 14 anos através do futebol.
Além de jogar contra times de menor torcida em pleno Morumbi, as crianças aprendem lições de ética, educação, respeito ao próximo e responsabilidade social. Entre essas lições é ensinado por exemplo que o adversário não é inimigo, o uso correto dos banheiros, questões sobre o meio-ambiente e tecnologia e etc.

Títulos

Em quantidade e qualidade de títulos, o São Paulo Futebol Clube é o mais vitorioso do futebol brasileiro. É o clube que tem mais conquistas nos três principais torneios de futebol disputados por clubes nacionais: Mundial de Clubes da FIFA e Mundial Interclubes - (três títulos), Copa Libertadores da América (três títulos) e Campeonato Brasileiro (seis títulos).
Pelo Campeonato Brasileiro o Tricolor do Morumbi é o único clube a ser campeão em todas as décadas da competição e o único a ser tricampeão seguido (2006, 2007 e 2008).
Já pelo Campeonato Paulista, o Tricolor Paulista é o clube mais vezes campeão pela Federação Paulista de Futebol com vinte títulos de 1941 até hoje. É o clube que mais vezes foi campeão paulista profissionalmente — desde 1933, vinte títulos. Além de ter a melhor média de títulos por idade (ano de fundação) no Campeonato Paulista (conquistou 26,9% dos títulos que disputou — 21 títulos em 78 anos de existência — contra 25,5% e 23,4% de Corinthians e Palmeiras, respectivamente). Sendo o Campeonato Paulista considerado o principal campeonato estadual do país. Ainda pelo campeonato estadual, o clube é, juntamente com Corinthians, o que mais vezes, recebeu a "coroação" de Rei da Década, quatro. Foram elas: Década de 40 com cinco títulos (1943, 1945, 1946, 1948, 1949); Década de 70 com três títulos (1970, 1971, 1975); Década de 80 com cinco títulos (1980, 1981, 1985, 1987, 1989); E década de 90 com mais três títulos (1991, 1992, 1998).
O São Paulo Futebol Clube chegou a conquistar sete títulos com sua equipe principal em 1993, quando o Tricolor do Morumbi foi campeão da Taça Libertadores, da Supercopa Libertadores, da Recopa Sul-Americana, do Mundial Interclubes de 1993 e dos torneios Ciudad de Santiago, Santiago de Compostela e Troféu Jalisco.

Lista de títulos do São Paulo Futebol Clube

Futebol masculino
Internacionais

Mundiais
Mundial de Clubes da FIFA: 2005.
Mundial Interclubes: 2 vezes (1992 e 1993).

Continentais
Copa Libertadores da América: 3 vezes (1992, 1993 e 2005).
Supercopa Libertadores: 1993.
Recopa Sul-Americana: 2 vezes (1993 e 1994).
Copa Conmebol: 1994.
Copa Master da Conmebol: 1996.

Nacionais
Campeonato Brasileiro: 6 vezes (1977, 1986, 1991, 2006, 2007 e 2008)

Regionais
Torneio Rio-São Paulo: 2001.

Estaduais
Campeonato Paulista: 21 vezes (1931*,1943, 1945, 1946, 1948, 1949, 1953, 1957, 1970, 1971, 1975, 1980, 1981, 1985, 1987, 1989, 1991, 1992, 1998, 2000 e 2005).
Supercampeonato Paulista: 2002.
* A Federação Paulista reconhece o título estadual de 1931, conquistado pelo São Paulo da Floresta.

Outras Conquistas

Internacionais
Pequena Taça do Mundo (Venezuela): 2 vezes (1955 e 1963).
Troféu Ramón de Carranza (Espanha): 1992.
Torneio Teresa Herrera (Espanha): 1992.
Troféu Ciutat de Barcelona (Espanha): 2 vezes (1991 e 1992).
Los Angeles Soccer Cup (EUA): 2 vezes (1993 e 1999).
Taça Ministro das Relações Exteriores (Brasil): 1941.
Troféu Jarrito (México): 1955.
Torneio Charles Muller (Brasil): 1956.
Quadrangular de Cali (Colômbia): 1960.
Pentagonal de Guadalajara (México): 1960.
Torneio Triangular de El Salvador (El Salvador): 1964.
Torneio de Firenze (Itália): 1964.
Troféu Colombino Huelva (Espanha): 1969.
Torneio de Verão de Tampa (EUA): 1982.
Taça de Trinidad e Tobago (Trinidad e Tobago): 1987.
Taça da Jamaíca (Jamaíca): 1987.
Quadrangular de Guadalajara (México): 1989.
Quadrangular de Leon (México): 1990.
Torneio da Amizade (Chile): 1990.
Troféu Ciudad de Santiago (Chile): 1993.
Troféu Ciudad de Santiago de Compostela (Espanha): 1993.
Troféu Jalisco (México): 1993.
Troféu Bortolotti (Itália): 1995.
Taça San Lorenzo de Almagro (Argentina): 1997.
Taça Clubes Hermanos (Argentina): 1997.
Taça Euro-América (Brasil): 1999.
Quadrangular de Pachuca (México): 1999.
Copa Constantino Cury (Brasil): 2000.

Nacionais
Troféu Osmar Santos: 2 vezes (2006 e 2007).
Troféu João Saldanha: 3 vezes (2006, 2007 e 2008).
Copa dos Campeões Mundiais: 2 vezes (1995 e 1996).
Taça CBF - Taça Caixa Econômica Federal: 2007.
Taça Governador do Estado (São Paulo): 3 vezes (1980, 2006 e 2007).
Taça Amizade (São Paulo): 1946.
Torneio Triangular de Uberaba (Minas Gerais): 1954.
Taça Inaugural do Morumbi (São Paulo): 1957.
Torneio Triangular de Maringá (Paraná): 1976.
Torneio Nunes Freire (Maranhão): 1976.
II Copa São Paulo (São Paulo): 1976.
Torneio Luis Henrique Rosas (Santa Catarina): 1985.
Taça Eduardo José Farah (São Paulo): 1988.
Torneio Centenário da República (São Paulo): 1989.
Torneio Rei Dadá (Minas Gerais): 1995.
Taça Federação Brasiliense de Futebol (Distríto Federal): 2008.

Regionais
Taça dos Campeões Estaduais Rio-São Paulo: 10 vezes (1932, 1943, 1946, 1948, 1953, 1958, 1975, 1980, 1985 e 1987)
Torneio Pentagonal R. Monteiro (RJ/SP): 1949.
Taça Armando Arruda Pereira (RJ/SP): 1952.

Estaduais
Torneio Roberto Gomes Pedrosa: 1956.
Taça dos Invictos: 1946 (23 jogos).
Taça dos Invictos: 1972 (15 jogos).
Taça dos Invictos: 1975 (39 jogos).
Taça dos Invictos: 2005 (15 jogos).
Taça dos Invictos: 2007 (16 jogos).
Torneio Início: 3 vezes (1932, 1940 e 1945).
Campeonato Paulista de Segundos Quadros: 13 vezes (1933, 1938, 1940, 1943, 1944, 1945, 1946, 1947, 1953, 1954, 1955, 1960 e 1962).
Troféu Festival da APEA: 1931.
Taça Cidade de São Paulo: 1944.
Torneio Prefeito Lineu Prestes: 1950.
Taça Newton Sá e Silva: 1950.
Troféu Fair Play: 2 vezes (1995 e 1998).

Categorias de Base

Sub-23
Copa São Paulo de Futebol Jr.: 2 vezes (1993 e 2000).
Taça BH de Futebol Jr.: 2 vezes (1987 e 1997).
Campeonato Paulista de Futebol - Sub-20: 5 vezes (1969, 1987, 1995, 1999 e 2000).
Dallas Cup Sub-19 (EUA): 2 vezes (1995 e 2007).
Copa Aspirantes: 3 vezes (1993, 1995 e 1997).
Campeonato Paulista Amador de Aspirantes: 2 vezes (1942 e 1958).
Torneio Blue Star/FIFA: 2 vezes (1999 e 2000).
Super Soccer Cup (India): 2 vezes (1989 e 2007).
Torneio Internacional de Monthey (Suíça): 2 vezes (1999 e 2000).
Torneio Internacional de L'Alcúdia (Espanha): 2001.
Torneio de Croix (França): 1992.
Copa Niigata (Japão): 1995.
Copa Rider Sweet (Chile): 1995.
Torneio Victor Benitez Morales (Peru): 2000.
Torneio Centenário de Juniores (México): 2000.
Torneio da Páscoa (Alemanha): 2000.
Torneio Internacional de Amsterdan (Holanda): 2000.
Taça Cidade Promissão: 1995.
Taça Governador de Roraima: 1995.
Copa Brasil 500 anos: 1999.

Sub-17
Campeonato Paulista de Futebol - Sub-17: 3 vezes (1991, 1995 e 2006).
Mundial Sub-17 - Troféu Quixote (Espanha): 2 vezes (2007 e 2008).
Desafio Pelé de Futebol (Inglaterra): 2007.
Torneio Internacional de Gradisca (Itália): 1998.
Torneio Centenário do Ajax (Holanda): 2000.
Torneio Internacional de Bilbao (Espanha): 2003.
Al Wahda Cup (EAU): 1994.
Torneio Brasil-Japão: 2002.
Campeonato Paulista Juvenil: 7 vezes (1942, 1946, 1954, 1956, 1966, 1969 e 1970).
Campeonato Metropolitano: 1991.
Taça COFI de Uchôa: 1992.
Brazil Cup: 2001.
Copa Zico: 2002.
Torneio de Águas de Lindóia: 2004.

Sub-15
Campeonato Paulista de Futebol - Sub-15: 3 vezes (1999, 2007 e 2008).
Mundial Sub-15 - Manchester United Premier Cup (Inglaterra): 2002.
Copa do Brasil Sub-15 (Votorantim): 2 vezes (1991 e 1992).
Copa do Brasil Sub-15 (Londrina): 2008.
Copa Nike: 4 vezes (1998, 2002, 2003 e 2007).
Campeonato Sulamericano Sub-15: 2 vezes (1992 e 1993).
Campeonato Brasileiro Sub-14: 1998.
Copa Mercosul Sub-15: 2001.
Torneio Brasil-Japão: 2 vezes (2000 e 2007).
Copa Metropolitana: 1991.
Campeonato Metropolitano: 1992.
Torneio da Amizade: 2001.
Copa Metropolitana de São Paulo: 2001.
Copa dos Campeões Associação Paulista de Futebol: 2002.
DEFE-2000 Categoria Dentão: 2000.

Futebol Feminino

Campeonato Brasileiro: 1997.
Campeonato Paulista: 2 vezes (1997 e 1999).
Torneio da Primavera (RJ/SP): 1997.
Torneio Início do Campeonato Paulista: 1997.
Torneio de Campo Grande: 1997.
Torneio de Cubatão: 1999.

Futsal

Campeonato Paulista de Futsal: 2 vezes (1998 e 1999).
Campeonato Metropolitano Série Ouro: 2000.
Troféu Cidade de São Paulo: 2005.
Jogos Abertos do Interior (por Osasco): 3 vezes (1998, 1999 e 2003).
Jogos Regionais: 3 vezes (2003, 2004 e 2005).
Copa Topper: 4 vezes (1998, 1999, 2004 e 2005).
Torneio Internacional de Futsal (Bélgica): 2 vezes (1999 e 2000).
Copa CPA All Football (Portugal): 2003.
Copa Jovem Pan: 2 vezes (2001 e 2002).
Copa Barueri: 2002.
Copa Crystal (Itapetininga): 2006.
Copa TV TEM: 2007.
IV Copa Cidade de Embu Guaçu: 2008.
Copa São Paulo de Futsal Sub-23: 1999.
Copa Interclubes de Futsal Sub-20: 2008.
Copa CNA Sub-20: 2007.
Troféu Cidade de São Paulo Juvenil: 2000.
Jogos da Cidade de São Paulo (Sub-20): 2007.
Campeonato Paulista Sub-13: 2 vezes (2006 e 2007).
Campeonato Paulista Sub-11: 2007.
Metropolitano Infanto-juvenil: 2000.
Metropolitano Sub-11: 2007.
Metropolitano Fraldinha: 2003.

Atletismo

Taça Brasil de Atletismo: 6 vezes (1945, 1947, 1948, 1949, 1950 e 1951)
Campeonato Paulista de Atletismo: 20 vezes (1944, 1945, 1946, 1947, 1948, 1949, 1950, 1951, 1952, 1953, 1954, 1955, 1956, 1957, 1961, 1962, 1963, 1964, 1965 e 1966)

Conquistas individuais

Adhemar Ferreira da Silva
Medalha de Ouro nas Olímpiadas (Salto Triplo): 2 vezes (1952 e 1956)
Medalha de Ouro nos Jogos Pan-americanos (Salto Triplo): 2 vezes (1951 e 1955)
Medalha de Ouro nas Universíades (Salto Triplo): 2 vezes (1953 e 1955)
Recorde Mundial (Salto Triplo): 2 vezes (1952 e 1955)
Recorde Pan-americano (Salto Triplo): 1955
Campeonato Sulamericano (Salto Triplo): 5 vezes (1949, 1951, 1952, 1953 e 1955)
Taça Brasil de Atletismo (Salto Triplo): 8 vezes (1947, 1949, 1950, 1951, 1952, 1953, 1954 e 1955)
Campeonato Paulista (Salto Triplo): 5 vezes (1947, 1948, 1949, 1950 e 1951)

José João da Silva
Corrida de São Silvestre: 2 vezes (1980 e 1985)
Meia-Maratona da Independência: 2 vezes (1980 e 1982)

Elenílson da Silva
Sulamericano de Cross Country: 1997

Basquete

Campeonato Brasileiro Feminino: 2002
Campeonato Paulista Masculino: 1943
Campeonato Paulista Feminino: 1944

Boxe

Campeonato Paulista: 13 vezes (1943, 1944, 1951, 1954, 1960, 1963, 1992, 1993, 1998, 1999, 2005, 2006 e 2007)
Troféu A Gazeta Esportiva: 4 vezes (1945, 1947, 1953 e 1956)

Conquistas individuais

Éder Jofre
Mundial de Pesos-Galos - AMB: 1960
Mundial de Pesos-Galos - Unificado: 1962
Mundial de Pesos-Penas - CMB: 1973
Sulamericano de Pesos-Galos: 1960
Brasileiro de Pesos-Galos: 1958)
Forja dos Campeões: 1953

Pedro Lima
Jogos Pan-Americanos (Meio-Médios): 2007

Esgrima

Campeonato Paulista: 1944

Handebol

Liga Nacional Feminina: 2005
Campeonato Paulista Feminino: 2 vezes (2004 e 2005)
Grand Prix Feminino: 2005

Hóquei

Campeonato Sulamericano Feminino: 2001
Campeonato Paulista Masculino: 1954
Campeonato Paulista Feminino: 2 vezes (1999 e 2000)

Tênis

Campeonato Paulista Interclubes Masculino: 2008
Campeonato Paulista Interclubes Feminino: 2005

Volei

Campeonato Paulista Masculino: 2 vezes (1954 e 2003)

Xadrez

Campeonato Paulista: 2 vezes (1943 e 1945)

Todos os treinadores do clube através dos anos

1930 a 1934: Rubens Salles.
1934 a 1935: Clodô.
1936 a 1937: Del Debbio.
1937 a 1937: Vicente Feola.
1938 a 1938: Tito Rodrigues.
1938 a 1939: Vicente Feola.
1939 a 1939: Ignaz Amsel.
1939 a 1940: Amílcar Barbuy.
1940 a 1940: Ramón Platero.
1941 a 1942: Vicente Feola.
1942 a 1943: Conrado Ross.
1943 a 1947: Joreca.
1947 a 1947: Zarzur.
1947 a 1950: Vicente Feola.
1950 a 1950: Leônidas da Silva.
1950 a 1951: Vicente Feola.
1951 a 1951: Leônidas da Silva.
1951 a 1951: Ariston de Oliveira.
1952 a 1952: Leônidas da Silva.
1952 a 1953: Vicente Feola.
1953 a 1954: Jim Lopes.
1954 a 1955: Leônidas da Silva.
1955 a 1957: Vicente Feola.
1957 a 1957: Caxambu.
1957 a 1958: Béla Guttmann.
1958 a 1958: Manoel Raymundo.
1958 a 1959: Renganeschi.
1959 a 1960: Vicente Feola.
1960 a 1960: Remo Januzzi.
1960 a 1961: Flávio Costa.
1961 a 1961: Manoel Raymundo.
1961 a 1961: Cláudio Cardoso.
1961 a 1961: Caxambu.
1962 a 1962: Aymoré Moreira.
1962 a 1962: Caxambu.
1962 a 1964: Osvaldo Brandão.
1964 a 1964: Otto Vieira.
1964 a 1965: José Poy.
1965 a 1965: Jim Lopes.
1966 a 1966: Aymoré Moreira.
1967 a 1968: Sylvio Pirillo.
1968 a 1969: Diede Lameiro.
1970 a 1970: Zezé Moreira.
1971 a 1971: Osvaldo Brandão.
1971 a 1971: José Poy.
1972 a 1972: Alfredo Ramos.
1972 a 1972: Vail Mota.
1972 a 1972: José Poy.
1973 a 1973: Telê Santana.
1973 a 1976: José Poy.
1976 a 1976: Mário Juliato.
1977 a 1979: Rubens Minelli.
1979 a 1979: Mário Juliato.
1980 a 1981: Silva.
1981 a 1981: João Leal Neto.
1981 a 1982: Formiga
1982 a 1983: José Poy.
1983 a 1983: Serrão.
1983 a 1983: Mário Travaglini.
1984 a 1984: Valdir de Moraes.
1984 a 1986: Cilinho.
1986 a 1986: Serrão.
1986 a 1987: Pepe.
1987 a 1987: Serrão.
1987 a 1989: Cilinho.
1989 a 1989: Pupo Gimenez.
1989 a 1990: Silva.
1990 a 1990: Pupo Gimenez.
1990 a 1990: Pablo Forlán.
1990 a 1996: Telê Santana.
1996 a 1996: Muricy Ramalho.
1996 a 1996: Parreira.
1996 a 1997: Muricy Ramalho.
1997 a 1998: Darío Pereyra.
1998 a 1998: Nelsinho Baptista.
1998 a 1998: Pita.
1998 a 1998: Mário Sérgio.
1999 a 1999: Carpeggiani.
1999 a 1999: Milton Cruz.
2000 a 2000: Levir Culpi.
2001 a 2001: Vadão.
2001 a 2002: Nelsinho Baptista.
2002 a 2003: Oswaldo de Oliveira.
2003 a 2003: Roberto Rojas.
2004 a 2004: Cuca.
2004 a 2005: Emerson Leão.
2005 a 2005: Milton Cruz.
2005 a 2005: Paulo Autuori.
2006 a 2010: Muricy Ramalho.

Todos os presidentes do clube através dos anos

1930 a 1935: Edgard de Souza.
1936 a 1936: Manuel do Carmo Meca.
1936 a 1937: Frederico Menzen.
1938 a 1938: Cid Matos Viana.
1938 a 1940: Piragibe Nogueira.
1940 a 1940: Paulo Machado de Carvalho.
1940 a 1940: João Tomás Monteiro da Silva.
1941 a 1945: Décio Pacheco Pedroso.
1946 a 1946: Roberto Gomes Pedroza.
1947 a 1947: Paulo Machado de Carvalho.
1948 a 1957: Cícero Pompeu de Toledo.
1958 a 1971: Laudo Natel.
1972 a 1977: Henri Couri Aidar.
1978 a 1982: Antônio Leme Nunes Galvão.
1982 a 1984: José Douglas Dallora.
1984 a 1987: Carlos Miguel Castex Aidar.
1988 a 1990: Juvenal Juvêncio.
1990 a 1994: José Eduardo Mesquita Pimenta.
1994 a 1998: Fernando José Casal de Rey.
1998 a 2000: José Augusto Bastos Neto.
2000 a 2002: Paulo Amaral.
2002 a 2006: Marcelo Portugal Gouvêa.
2006 a 2011: Juvenal Juvêncio.

Nenhum comentário: